Cuide dos seus olhos: proteja-se contra a “Luz Azul”

Voltar a Blog

Cuide dos seus olhos: proteja-se contra a “Luz Azul”

Diariamente, os nossos olhos estão expostos a uma variedade de raios de luz visíveis, outros invisíveis, que podem ter vários efeitos na nossa saúde ocular. Efectivamente, para vermos, necessitamos de luz, no entanto alguns tipos de luz, ou melhor, alguns dos seus componentes, são nocivos para os nossos olhos. Neles se incluem os raios UV (ultra violeta), emitidos pela luz solar, daí a recomendação para o uso dos óculos de sol, para que estes sejam filtrados, e a Luz Azul, emitida pelos equipamentos digitais (televisores, smartphones, tablets, monitores de computador), entre outros.

O uso de equipamentos digitais começa cada vez mais cedo. Com frequência, observamos as crianças a utilizar esses equipamentos. As sociedades modernas estão verdadeiramente dependentes destes aparelhos, vulgarmente conhecida como a “era digital”. Contudo, a ciência tem acompanhado e estudado esta tendência, e hoje já é possível comprovar cientificamente os malefícios ou danos, que a Luz Azul pode provocar nos nossos olhos a longo prazo.
Em termos prácticos, a Luz Azul emitida pelos equipamentos, penetra no olho e percorre todo o caminho até à retina (o revestimento interno da parte de trás do olho). Os estudos demonstram que uma elevada exposição, pode danificar as células sensíveis à luz, na retina. Isso provoca alterações que se assemelham às da degeneração macular, o que pode levar à perda permanente da visão.

O tempo que as pessoas passam por dia a utilizar os equipamentos digitais, bem como a sua proximidade e dependência, aliada ao facto de o começarem a fazer cada vez mais cedo, tem preocupado muitos profissionais de saúde ocular. Estes procuram sensibilizar os pacientes para os seus malefícios e ao mesmo tempo alertar para a necessidade de uma protecção adequada.

Actualmente já existem no mercado tratamentos para lentes oftálmicas e de contacto, muito eficazes nessa protecção. Sucintamente, esses tratamentos filtram os raios de Luz Azul nocivos aos nossos olhos, minimizando a sua absorção através do globo ocular.

De acordo com testemunhos reais, pessoas que optaram por adquirir os seus óculos com o referido tratamento, referem que a qualidade visual é manifestamente superior, traduzindo-se num maior conforto visual, numa melhor percepção das cores e dos contrastes, contribuindo desta forma para uma visão mais nítida, natural e relaxada, resultando na eliminação do ardor dos olhos, cansaço visual, dores de cabeça e de outros sintomas associados. De tudo isto resulta um contributo para um maior rendimento no trabalho e uma melhor disposição física, mental e emocional dos usuários ao final do dia, sem esquecer que está a cuidar dos seus olhos e consequentemente da sua saúde.

Partilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar a Blog